AGRADECIMENTOS – FESTA 2020


Paróquia do Santíssimo Sacramento de Rio de Contas

AGRADECIMENTOS – FESTA 2020

Neste momento, prevalece em meu coração – e parece ser o comum a todos – um sentimento claro de agradecimento diante de tanta coisa boa vivida, considerando que a festa, cujo final se aproxima, desde a sua preparação, rezamos, cantamos, sorrimos, discutimos, ouvimos, somamos, partilhamos e até mesmo testamos nossa paciência e coragem, obrigando-nos a conviver com o medo, a dor e a insegurança que a COVID-19 nos faz sentir, diante de si mesma e dos males a ela anexos. Nestes últimos dias poucos vieram à igreja matriz, mas de suas casas, fiéis de Rio de Contas e de outros lugares, somando-se em centenas, todos, fisicamente ou pelas redes sociais digitais, fizemos a tão esperada festa do Santíssimo Sacramento de Rio de Contas.
É verdade que desde fevereiro a devastação provocada pelo novo coronavírus tem abalado, e muito, nossas vidas, e tantos corações mundo afora foram rasgados pela dor diante de perdas. Algumas famílias da nossa paróquia, com membros falecidos em outras localidades, foram visitadas pela morte e viram-se marcadas pelo luto, que muito sentimos. Estamos certos, no entanto, que essas, para nós perdas, estão recolhidas no coração de Deus.
Mas, na vida tudo tem seu propósito, e se não for bom, se ele não nos deixar mais felizes, se não trouxer lucro, com certeza deixa-nos grandes ou pequenas doses de aprendizado. Mas o que pode haver de bom, feliz e lucrativo num tempo de pandemia, que o mundo, a começar pelos seres humanos, tudo parece vir abaixo, o que podemos aprender com essa realidade ameaçadora?
Esta festa nos monstra que pandemia, coronavírus, COVID-19 – ou outro nome que queiram dar – isso não nos vence, não pode conosco, quando o assunto é fé e amor. Nós nos organizamos, reinventamos o jeito de fazer, descobrimos a bondade das redes sociais digitais, novos ministérios surgiram, ampliamos grupos de trabalho, novas formas de comunicação se tornaram possíveis, firmamos parcerias, redescobrimos que afetivamente juntos também podemos e que o amor, de perto mais querido, de longe é mais estimado.
Assim, diante do que colhemos e ainda colheremos hoje à tarde, certos que nada estamos fazendo sozinhos, agradecemos:
·      Ao Santíssimo Sacramento, destinatário do nosso amor primeiro e devoção, Deus escondido nas espécies do pão e do vinho, titular da nossa paróquia.
·      A Dom Armando, pelo apoio, incentivo, presença, presidência desta celebração e zelo pastoral aguerrido na travessia que estamos fazendo;
·      Aos padres que por aqui passaram, como tem sido bom! Ao muito amado padre Antônio Carlos, que em sua pessoa, traz hoje a nossa centenária igreja matriz o clero da amantíssima Diocese de Livramento de Nossa Senhora.
·      Aos seminaristas, coroinhas, MESCEs, cantores, tocadores, leitores; ao que cuidaram da preparação do espaço, das transmissões, aos responsáveis pelo acervo litúrgico, higienização de objetos e espaços, e tantos outros que estão envolvidos na liturgia;
·      Ao Conselho de Pastoral Comunitário da matriz, que encabeçou mais esta tarefa, chegando à sua conclusão com brilhantismo;
·      Às demais equipes de trabalho, aos que se expuseram ao perigo, sempre constante, na consciência que tinham uma missão a cumprir.
·      Na pessoa de Raul Antônio, agradeço à Pastoral da Comunicação, que trabalhou muito e com criatividade em prol da divulgação e transmissão da festa. Aos artistas rio-contenses, que são tantos, agradeço na pessoa de Marcelo, responsável pela arte nos vários ornamentos que foram confeccionados, como os agradeço na pessoa de Carlos Eduardo, responsável pela arte gráfica.
·      Citando o nome dos Excelentíssimos Senhores Dr. Cristiano Cardoso de Azevedo e Luciano Freitas Pierote, respectivamente prefeito municipal e presidente do poder legislativo de Rio de Contas, agradeço todas as autoridades que se juntaram a nós para a realização da festa, que neste ano exigiu os esforços mais intensos das secretarias de saúde, cultura e turismo, ao lado da vigilância sanitária.
·      À quadragésima sexta companhia independente da polícia militar, na pessoa do sua comandante, Major PM Cleise Delfino da Costa;
·      Ao pessoal da ornamentação e limpeza da cidade, e demais equipes de serviço vinculadas ao poder público, obrigado pela presteza.
·      À marcenaria lunar, pela montagem do carro no qual o santíssimo percorrerá a cidade e arredores logo mais.
·      Aos proprietários dos veículos que serão utilizados na procissão e à equipe dos homens dos andores, que darão apoio ao trajeto;
·      À Lira dos Artistas de Rio de Contas, pelo toque cultural à festa;
·      Às funcionárias da nossa Paróquia, pelo esforço sem reservas;
·      À rádioNova Rio de Contas FM pela divulgação e transmissão desta missa solene.
Enfim, muito obrigado aos diuturnamente presentes e disponíveis, a quem agradeço nas pessoas de Romilda Farias e Andrea Mafra.
Muito obrigado!

Rio de Contas, 11 de junho de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog