VIAGEM
APOSTÓLICA DO PAPA FRANCISCO À GEÓRGIA E AO AZERBAIJÃO (30
DE SETEMBRO - 2 DE OUTUBRO DE 2016).
Hoje a Palavra de Deus
apresenta-nos dois aspetos essenciais da vida cristã: a fé e o serviço.
A propósito da fé, temos dois pedidos particulares dirigidos ao Senhor.
O primeiro é do profeta
Habacuc, suplicando a Deus para intervir restabelecendo a justiça e a paz que
os homens romperam com a violência, lutas e contendas: «Até quando, Senhor –
diz ele –, pedirei socorro, sem que me escutes?» (Hab 1, 2). Em resposta,
Deus não intervém diretamente, não resolve bruscamente a situação, nem Se torna
presente com a força. Pelo contrário, convida a aguardar com paciência, sem
nunca perder a esperança; sobretudo sublinha a importância da fé: porque o
homem viverá pela sua fé (cf. Hab 2, 4). Do mesmo modo procede Deus
também conosco: não subscreve os nossos desejos que pretenderiam mudar imediata
e continuamente o mundo e os outros, mas visa antes de tudo curar o coração: o
meu coração, o teu coração, o coração de cada um. Deus muda o mundo, mudando os
nossos corações, mas isto não o pode fazer sem nós; com efeito, o Senhor deseja
que Lhe abramos a porta do coração, para poder entrar na nossa vida. E esta
abertura a Ele, esta confiança n’Ele é precisamente «o poder vitorioso que venceu
o mundo: a nossa fé» (1 Jo 5, 4). Porque, quando Deus encontra um coração
aberto e confiante, nele pode realizar maravilhas.
Mas ter fé – uma fé
viva – não é fácil e, daí, o segundo pedido; o pedido que, no Evangelho, os
Apóstolos dirigem ao Senhor: «Aumenta a nossa fé!» (Lc 17, 5). É uma boa
petição, uma súplica que poderíamos também nós dirigir a Deus todos os dias.
Mas a resposta divina é surpreendente e, também neste caso, devolve-nos o pedido feito: «Se
tivésseis fé...» É Ele que nos pede para ter fé; porque a fé, que é um dom de
Deus e sempre se deve pedir, tem de ser, por sua vez, cultivada também por nós.
Não é uma força mágica que desce do céu, não é um «dote» pessoal que se recebe
duma vez para sempre, nem mesmo um superpoder que serviria para resolver os
problemas da vida. Com efeito, uma fé útil para satisfazer as nossas
necessidades seria uma fé egoísta, completamente centrada em nós. A fé não deve
ser confundida com estar bem ou sentir-se bem, com sentir-se consolado no
íntimo, porque temos um pouco de paz no coração. A fé é o fio de ouro que nos
liga ao Senhor, a pura alegria de estar com Ele, de estar unido a Ele; é o dom
que vale a vida inteira, mas que só dá fruto, se fizermos a nossa parte.
E qual é a nossa parte?
Jesus faz-nos compreender que é o serviço. De fato no Evangelho, logo
depois das palavras sobre a força da fé, o Senhor fala do serviço. Fé e serviço
não se podem separar; antes, pelo contrário, estão intimamente ligados, atados
entre si. Para explicar isto, gostaria de usar uma imagem que vos é muito
familiar: a de um lindo tapete. Os vossos tapetes são verdadeiras obras de arte
e provêm duma tradição muito antiga. Também a vida cristã de cada um vem de
longe, é um dom que recebemos na Igreja e que provém do coração de Deus, nosso
Pai, que deseja fazer de cada um de nós uma obra-prima da criação e da
história. Cada tapete, como bem sabeis,
deve ser tecido segundo a teia e a tecedura; só com esta estrutura é que o
conjunto resulta bem composto e harmonioso. O mesmo se passa com a vida cristã:
tem de ser pacientemente tecida cada dia, entrelaçando entre si uma teia e uma
tecedura bem definida: a teia da fé e a tecedura do serviço.
Quando se enlaça a fé com o serviço, o coração permanece aberto e jovem, e
dilata-se ao fazer o bem. Então a fé, como diz Jesus no Evangelho, torna-se
poderosa e faz maravilhas. Se caminha por tal estrada, então amadurece e
torna-se forte, desde que permaneça sempre unida ao serviço.
Mas que é o serviço?
Poderíamos pensar que consistisse apenas em ser fiéis aos próprios deveres ou
na prática de qualquer obra boa. Mas, para Jesus, é muito mais. No Evangelho de
hoje, pede-nos, mesmo com palavras muito fortes e radicais, uma disponibilidade
total, uma vida totalmente disponível, sem olhar a cálculos nem conveniências.
Porque é tão exigente Jesus? Porque Ele nos amou assim, fazendo-Se nosso servo
«até ao extremo» (Jo 13, 1), tendo vindo «para servir e dar a sua vida» (Mc 10,
45). E isto acontece ainda agora todas as vezes que celebramos a Eucaristia: o
Senhor vem estar no meio de nós e, por mais que nos proponhamos de O servir e
amar, é sempre Ele que nos precede, servindo-nos e amando-nos imensamente mais
de quanto possamos imaginar e merecer. Dá-nos a sua própria vida; e convida-nos
a imitá-Lo, dizendo: «Se alguém Me serve, que Me siga» (Jo 12, 26).
Portanto, não somos
chamados a servir apenas para ter uma recompensa, mas para imitar Deus, que Se
fez servo por nosso amor. Nem somos chamados a servir de vez em quando, mas a viver
servindo. Então o serviço é um estilo de vida; mais ainda, resume em si todo o
estilo cristão de vida: servir a Deus na adoração e na oração; estar abertos e
disponíveis; amar concretamente o próximo; trabalhar com ardor pelo bem comum.
E não faltam, aos
crentes, também as tentações, que afastam do estilo de serviço e acabam
por tornar a vida inútil. Onde não há serviço, a vida é inútil. Também
aqui podemos pôr em evidência duas delas. Uma é deixar o coração
entibiar-se. Um coração tíbio fecha-se numa vida preguiçosa e sufoca o fogo do
amor. Quem é tíbio vive para satisfazer as suas próprias comodidades, que não
bastam jamais e, por isso, nunca está contente; pouco a pouco acaba por se
contentar com uma vida medíocre. O tíbio reserva, para Deus e os outros, uma
determinada «percentagem» do seu tempo e do seu coração, sem nunca exagerar,
antes procurando poupar. Assim a sua vida perde o sabor: torna-se como um chá
que era verdadeiramente bom, mas, quando fica frio, não se pode beber. Estou
certo, porém, de que vós, fixando os exemplos daqueles que vos precederam na fé, não deixareis entibiar o coração. A
Igreja inteira, que por vós nutre uma simpatia especial, tem os olhos postos em
vós e vos encoraja: sois um rebanho pequeno, mas muito precioso aos olhos de
Deus.
Mas há uma segunda
tentação, na qual se pode cair, não por ser passivo, mas porque se é «demasiado
ativo»: a tentação de pensar como donos, trabalhar apenas para ganhar crédito e
tornar-se alguém. Então o serviço torna-se um meio e não um fim, porque o fim
passou a ser o prestígio; depois, vem o poder, o desejo de ser grande. Mas
Jesus lembra a todos nós: «Não seja assim entre vós. Pelo contrário, quem entre
vós quiser fazer-se grande, seja o vosso servo» (Mt 20, 26). É assim que
se edifica e embeleza a Igreja. Retomo a imagem do tapete, aplicando-a à vossa
bela comunidade: cada um de vós é como um esplêndido fio de seda, mas os vários
fios só criam uma composição bonita se estiverem bem entrelaçados uns com os
outros; sozinhos, não servem. Permanecei sempre unidos, vivendo humildemente em
caridade e alegria; o Senhor, que cria a harmonia nas diferenças, vos guardará.
Assim nos ajude a
intercessão da Virgem Imaculada e dos Santos, especialmente de Santa Teresa de
Calcutá, cujos frutos de fé e serviço estão presentes no meio de vós. Acolhamos
uma das suas palavras estupendas que resume a mensagem de hoje: «O fruto da fé
é o amor. O fruto do amor é o serviço. O fruto do serviço é a paz» (O caminho
simples, Introdução).
Nenhum comentário:
Postar um comentário